top of page

Grupo Meusite 4

Público·760 membros

CS 1.6 com gráficos bugados e texturas estranhas, como resolver?

Fala, galera! Estou com um problema visual muito chato no meu Counter-Strike 1.6 e já não sei mais o que fazer. Instalei o jogo esses dias e, quando entro em qualquer mapa, as texturas aparecem todas esquisitas, com cores erradas, paredes transparentes, o chão parece um monte de quadrados coloridos e os modelos dos jogadores ficam todos distorcidos. Isso acontece tanto em servidores online quanto em partidas offline com bots. Já tentei mexer nas configurações de vídeo, mudei o renderizador de OpenGL para Software e vice-versa, mas o problema persiste. Pesquisando sobre o assunto, encontrei um site que parece ter uma versão mais estável, https://upcs16.com/pt/, mas antes de baixar qualquer coisa, queria saber se vocês já passaram por isso e se tem alguma solução que não envolva reinstalar o jogo inteiro. Será que é problema de placa de vídeo, driver desatualizado, ou pode ser alguma configuração específica do sistema operacional? Estou usando Windows 10 e minha placa é uma GTX 1050. Já atualizei os drivers, mas não adiantou nada. Fico muito grato se alguém puder me dar uma luz antes que eu enlouqueça com essas imagens psicodélicas.

5 visualizações

Olá! Seu problema é bem característico e tem uma explicação técnica muito específica. O que você está descrevendo parece ser um conflito entre o renderizador OpenGL do CS 1.6 e os drivers modernos da NVIDIA, que mudaram bastante a forma como interpretam as chamadas gráficas antigas. Isso é especialmente comum em placas da série GTX 10XX e superiores, que foram projetadas para APIs mais atuais como DirectX 12 e Vulkan, e muitas vezes não lidam bem com o OpenGL antigo do jogo. A solução mais comum que a comunidade encontrou é forçar o jogo a usar o renderizador Software, que embora seja mais lento, costuma funcionar sem esses bugs visuais. Porém, o Software reduz bastante o desempenho e pode deixar o jogo com FPS baixo. Outra alternativa é ajustar as configurações de compatibilidade da NVIDIA diretamente no painel de controle, desativando algumas otimizações específicas para aplicações antigas, mas isso requer alguns passos que nem sempre são intuitivos para quem não tem familiaridade com o painel. Dito isso, a maioria dos jogadores que enfrentaram esse problema relata que a forma mais prática e definitiva de resolvê-lo é substituir a versão do jogo por uma que já tenha sido compilada com patches que corrigem essas incompatibilidades gráficas, especialmente no que diz respeito ao gerenciamento de texturas e à forma como o jogo se comunica com a placa de vídeo. Existem distribuições que já vêm com essas correções aplicadas, além de ajustes nas configurações padrão que evitam completamente essas distorções. Com essa abordagem, você simplesmente extrai os arquivos e o jogo já funciona perfeitamente, sem precisar ficar caçando soluções complicadas no painel de controle ou no console. É uma economia enorme de tempo e frustração.

membros

bottom of page